terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Carta

      Em algum lugar,um homem é feliz.Ele não lê jornais.Vive uma vida pacata cuidando de uma planta no jardim,de um passarinho que pousa em sua janela.Ele acorda todos os dias sorrindo.Se olha no espelho e sorri,por apenas saber que é feliz.
      Ele usa as mesmas roupas dos últimos três outonos para ficar em sua janela admirando as nuvens.Fica descalço pisando com os pés na terra molhada enquanto espera por mais um pé-de-abacate que cresce à sombra de outro pé-de-abacate.Olha para as fotos na parede com nostalgia.Suas mãos enrugadas tocam seus ralos e raros fios de cabelo.A brilhantina em cima do criado-mudo o faz lembrar de anos em que nada tinha fim.
      Ele sorri enquanto lembra dos momentos mais felizes de sua vida.Conseguia ser mais feliz? Analisa sua pequena coleção de discos.Puxa seu disco predileto: Louis Armstrong!!! É um pequeno compacto onde Louis canta "La Vie en Rose"...Ajeita a agulha do aparelho até que comece a música.Dança como um menino com seu par imaginário.Rodopia com sua dama fictícea,até cair em sua cama,sentindo ligeiro cansaço.Enfim,pensa:"A vida é linda!"
      É terça-feira.Alguém bate à porta.Ele abre sorrindo e cantarolando uma música que aprendera quando criança.O carteiro lhe surpreende.Não era dia de receber cartas.A fisionomia do carteiro pareceu-lhe preocupada,afoita.Quando recebe em suas mãos a carta,passa-lhe um pensamento ruim pela cabeça.Depois de muitos anos,sentia-se sozinho.Senta-se na cadeira da varanda e olha fixamente nos olhos do carteiro,que espera respostas às reações do velho homem.Ele sorri com esforço e lê em voz alta:
     "Papai,sentimos tua falta durante tua estadia no Centro de Tratamento Psicológico Intensivo.Te esperamos na próxima semana!Lembranças da tua filha Laura."

Niterói,28 de setembro de 2010, Gabriel Nery Inchausp.

13 comentários:

  1. Gostei muito do texto, aliás, gosto de todos os seus textos pois faz a gente pensar. Pensar em tudo a nossa volta, em nós mesmos.
    Obrigada por tudo e parabéns!

    Beijos Fafu :*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, como já disse. Muito lindo, para profunda reflexão. Parabéns, você escreve muito. Faz um livro? Eu compro. AHAHAHAHA Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo!
    Ótimo pra refletir, não sei nem o que dizer... além de parabéns né
    Ótimo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que texto surpreendente, fora do comum. Eu li na expectativa de que fosse uma coisa, e no final da história quando o personagem leu a carta... era outra coisa! Foi como uma suave destruição de todo o cenário que o leitor, no caso eu, construi do texto até então... Formidável! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. como sempre, gostei muito!
    e o final foi (pelo menos pra mim) bastante inesperado..

    uma critica muito bem construída! xD

    ResponderExcluir
  7. Olá Cara!!!

    MUITO LINDO!!! Parabéns, por conseguir
    estampar em emoção, a grandiosidade da mente humana!

    Parabéns demais.

    Beijo no coração!

    Beto

    PS: Passa lá no ermitão, tem post novo.

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindíssimo! E que final, hein!
    Já falei que vc nasceu pra escrever? Haha (;
    Pois é, tá de parabéns! Amei!

    ResponderExcluir
  9. O texto tá lindo!
    E o final é surpreendente, além de fazer você refletir sobre como são as pessoas.
    Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  10. nossa, mt bom :D adorei o texto - o final, principalmente! parabens

    ResponderExcluir
  11. Você captou uma coisa que todo mundo sente mas não sabe sentir e nem qndo sente... Parabééns como sempre!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, Gabriel. Seus personagens são sempre excluídos da sociedade, não? Qualquer semelhança é mera coincidência haha

    ResponderExcluir
  13. Preciso te elogiar mais do que já te elogio desde que nos conhecemos???
    Você é o cara, Gabriel!


    to te seguindo :P

    www.alucy-nando.blogspot.com

    ResponderExcluir